“Considerando a adaptação sob o aspecto da necessidade de acolher, aconchegar, procurar o bem estar, o conforto físico e emocional, amparar, amplia significativamente o papel e a responsabilidade da instituição de educação neste processo.”
“A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que há um interjogo de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de um mesmo processo.”
“O acolhimento pode ser enfocado de diferentes pontos de vista.”
• das famílias que compartilham a educação da criança com a creche/pré-escola;
• da criança, do significado e emoção que é passar de um espaço seguro e conhecido, para outro em que é necessário um investimento afetivo e intelectual para poder estar bem;
• do professor que recebe uma criança desconhecida e ainda tem as outras do grupo para acolher
• das outras crianças que estão chegando ou que fazem parte do grupo e precisam encarar o fato de que há mais um, para repartir, mas também para somar.
• da instituição, nos aspectos organizacional e de gestão, que prevê espaço físico, materiais, tempo e recursos humanos com competência para esta ação.”
FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/acolhida-cisele-ortiz.pdf
TURMA EI-21 PRÉ ESCOLA
TURMA EI-51 BERÇÁRIO
TURMA EI-42 MATERNAL I
0 comentários:
Postar um comentário